Institucional

Memória

Em setembro de 1959 foram iniciadas as obras de captação do Ribeirão Bocaina para abastecimento público do município. O sistema de abastecimento começava a ser estruturado, porque ao mesmo tempo, o município construiu um reservatório com capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água, o qual foi concluído em 1960.

Naquela época, apenas 30% da população de Passos, ou cerca de 8.500 habitantes recebiam água do abastecimento público.

Alguns dados da cidade nesta época:

 

 - número de ligações de água: 1.676;
 - comprimento da rede de água: 20.000 metros;
 - população abastecida: 8.500 habitantes (30% do total).

 

Em 1° de junho de 1961 foi celebrado o primeiro convênio entre a Prefeitura Municipal e a Fundação SESP, para administração e operação do SAAE. A Fundação e a Prefeitura Municipal se comprometiam a somar esforços para alocar recursos para a construção da Estação de Tratamento de Água, já que a população continuava a receber água sem nenhum tipo de tratamento.

A Estação de Tratamento de Água só começou a ser construída em Dezembro de 1961. Em janeiro de 1963 as obras foram concluídas e Passos passou a dispor de uma moderna estação de tratamento de água do tipo convencional, com floculadores, decantadores e filtros rápidos, com capacidade para tratar 120 litros por segundo.

Um dos maiores trunfos do SAAE de Passos foi a implantação pioneira do Projeto de Fluoretação, no ano de 1965. Nessa época, poucos municípios da Bahia e do Espírito Santo faziam experiências com a administração do Flúor Silicato de Sódio na água de abastecimento público. O produto importado era caro e dificilmente adquirido. A Fluorita, similar nacional do flúor, apresentava a mesma eficiência a um custo reduzido e foi utilizada em Passos como a número 1 no cenário brasileiro.

Os resultados dessa ação pioneira foram incontestáveis. Em 1978 o município registrou queda de 72% no índice de cáries em crianças de 7 a 14 anos. Em 1985, uma nova queda, desta vez da ordem de 58% na mesma faixa etária.

Passos atingiu a universalização do abastecimento de água, na área urbana, no início da década de 1980. Todas as ruas são dotadas de redes de distribuição de água.

© 2019 Passos . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.